Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








5 usuário(s) online



Busca  
Login  






1/11/2006
Livro de poemas Ver Sem Ver

Produzida com o apoio do SENAI-SP, a obra Ver sem Ver alia a escrita tradicional às múltiplas possibilidades de sensações dos portadores de necessidades especiais, revelando o delicado trabalho de um autor que gradativamente perdeu a visão.

No próximo dia 6 de novembro (segunda-feira), às 19 horas, Carlos Eduardo Moreira Ferreira Filho lançará, no Salão Promocional da FIESP, o livro de poemas Ver Sem Ver, marcando sua estréia no universo da literatura. Com 100 páginas, a obra está escrita em duas versões, sendo uma delas em braile, revelando a vivência do autor que perdeu a visão gradativamente. Para os leitores, desvenda a possibilidade das sensações em duas linguagens.

O livro é composto por 30 poemas e tem a coordenação editorial da jornalista Bettina Turner. É ilustrado com dez imagens em alto relevo, cuidadosamente pesquisadas durante dois anos pela artista plástica Ângela Barbour, mostrando sua preocupação em mergulhar no mundo sensorial dos deficientes visuais. A capa dura, impressa em verniz e relevo, é ilustrada por um casal de bailarinos vendados, seduzindo os leitores pelo toque e o olhar.

Produzido artesanalmente, o título levou cerca de cinco anos para ser concluído, período no qual surgiram diversos desafios, transformando cada etapa em uma conquista. As gravuras foram impressas individualmente e em papel especialmente importado da Inglaterra.

Os poemas descrevem elementos do dia-a-dia do autor, como a música, o amor, os filhos e o café, referência à origem agrícola da família. O grão também é lembrado na cor das páginas.
O processo de produção contou com o apoio da Escola SENAI Theobaldo De Nigris, especializada na área gráfica e localizada na Capital, e da Escola SENAI Ítalo Bologna, situada em Itu, que oferece cursos de capacitação profissional para portadores de necessidades especiais (PNEs).

A primeira edição terá 750 exemplares e a renda obtida com o lançamento será revertida a projetos educacionais do SENAI-SP destinados ao público PNEs.

Lançamento do livro Ver Sem Ver, de Carlos Eduardo Moreira Ferreira Filho
Local: Salão Promocional da Fiesp - Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César
Datas e horários: dia 06 de novembro, às 19 horas.
Informações: (11) 3549-4499





           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - Que você faz quando encontra uma pessoa cega?
16/11/08 - Lentes: contato imediato
16/11/08 - Alfabeto Braille
20/05/08 - Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
20/05/08 - Degeneração macular: Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo