Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








5 usuário(s) online



Busca  
Login  






30/11/2006
Começa nesta quinta o IV Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná

Programação terá início às 19h30 com um curso pré-congresso. Solenidade de abertura está marcada para a tarde de sexta, às 17h20, com o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr Harley Bicas

Durante três dias, de quinta a sábado, Londrina vai se transformar no mais importante pólo da oftalmologia do País, com a realização do IV Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná que reunirá as maiores autoridades da área. O evento, no Hotel Blue Tree Premium, é organizado pelas Universidades Estaduais de Londrina, Maringá, Cascavel, Universidade Federal do Paraná, Faculdade Evangélica do Paraná, Hospital de Olhos de Londrina e Hospital de Olhos do Paraná.

A programação começou na noite de quinta com o curso pré-congresso de Educação Médica Continuada em Refração. E prossegue na sexta, a partir das 7h30, com diversos módulos abordando as sub-especialidades da oftalmologia.

O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr Harley Bicas, fará a abertura oficial, na tarde sexta, que contará ainda com a presença do convidado internacional, Dr. Lawrence Chong, chefe do Serviço de Vitreo-Retina do Doheny Eye Institute, de Los Angeles, Califórnia.

ALGUNS TEMAS DO CONGRESSO


Muitas pessoas costumam procurar o oftalmologista quando notam alguma alteração na vista e, às vezes, pode ser tarde. Algumas doenças que acometem os olhos são silenciosas e vão avançando gradativamente. Daí a importância de consultas periódicas ao oftalmologista que será capaz de detectar problemas mais sérios como catarata, glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade, que podem levar à cegueira.

O primeiro exame de vista deve ser feito já na maternidade, o Teste do Olhinho, conforme determina a Lei Estadual nº 14.601 de 28 de dezembro de 2004, que poderá diagnosticar precocemente alterações na visão dos bebês, principalmente dos prematuros. Antes de completar seis anos, a criança deve retornar ao oftalmologista porque, no decorrer desse período, outras complicações podem surgir. Na vida adulta, as consultas preventivas devem continuar. Abaixo, alguns temas a serem debatidos no Congresso:

DMRI, doença silenciosa

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) atinge pessoas acima de 50 anos e afeta a área mais nobre da retina, a mácula, causando a perda progressiva da visão central, podendo levar à cegueira. Seu dano é irreversível, daí a importância de se diagnosticar o mais precocemente possível.

Plástica ocular

Considerada uma especialidade dentro da oftalmologia, terá um módulo exclusivo na programação do Congresso. O módulo contará com a apresentação de casos clínicos e de cirurgias reparadoras que, posteriormente, serão debatidos por professores convidados. A plástica ocular é necessária em diversas situações, como problemas de tumores palpebrais, defeitos palpebrais (entropion, ectropion, etc), problemas do canal lacrimal, alterações da órbita provocada por doenças da tireóide e traumas oculares.

Teste do Olhinho

O Teste do Olhinho detecta problemas de visão em recém-nascidos. É obrigatório por lei no Paraná, desde 2004, e precisa ser feito nos bebês, ainda na maternidade, pelo pediatra. O exame, também conhecido como Reflexo Vermelho, serve para detectar e prevenir doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita e glaucoma, que podem causar sérias deficiências visuais na criança. O Congresso terá um curso de capacitação para pediatras, com aulas teóricas e práticas, no sábado, das 14h às 16h20.


Serviço:

IV Congresso dos Centros de Ensino de Oftalmologia do Paraná

Data: 30/11 a 2/12

Local: Centro de Convenções do Hotel Blue Tree, Av. JK, 1356, Londrina - PR


Secretaria Executiva no Congresso

Horário de funcionamento

Quinta-feira (30-11.2006) 18h – 22h

Sexta-feira (01.12.2006) 7h – 19h

Sábado (02.12.2006) 7h00 – 19h

As inscrições poderão ser feitas no local.


Serviço de imprensa: Marivone Ramos (43) 9015-3909






           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - Que você faz quando encontra uma pessoa cega?
16/11/08 - Lentes: contato imediato
16/11/08 - Alfabeto Braille
20/05/08 - Inverno: Olhos ficam mais vulneráveis durante a estação
20/05/08 - Degeneração macular: Doença pouco conhecida afeta milhões em todo o mundo