Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








6 usuário(s) online



Busca  
Login  






2/9/2009
Clima seco e poluição podem aumentar a evaporação da lágrima

Clima seco e poluição podem aumentar a evaporação da lágrima e causar a Síndrome do Olho Seco

A síndrome é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios. Oftalmologistas alertam para o tratamento correto para evitar lesões que podem causar de desconforto e baixa da visão

O clima seco pode agravar várias doenças típicas da época. Uma delas é a Síndrome do Olho Seco, que afeta cerca de 10% da população adulta em todo o mundo e muitas delas sofrem desnecessariamente porque não sabem que o problema tem tratamento. Olho Seco é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração, e quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia.

No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença. A doença está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, computador), idade avançada, menopausa nas mulheres, medicamentos (anti-histamínicos, anti-hipertensivos, anti-depressivos), uso incorreto de lentes de contato, trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, e outras doenças do sistema imunológico (Penfigóide, síndrome de Stevens-Johnson).

Embora pareça um aborrecimento menor, a Síndrome do Olho Seco é potencialmente séria, pois pode causar processo inflamatório crônico perpetuando a falha da lubrificação pelos componentes da lágrima, essencial para a manutenção da vitalidade das células da superfície ocular. Este distúrbio pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea, o que facilita o aparecimento de lesões.

Existe no Brasil uma associação, a APOS, Associação dos Portadores de Olho Seco, que oferece apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes com Olho Seco.

Notas

• Uma das causas do Olho Seco é a Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune crônica, em que o sistema imunológico do próprio corpo do paciente erroneamente ataca as glândulas produtoras de lágrimas e saliva.

• A doença também está relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição e computador).

• Lugares fechados com aparelhos de ar condicionado podem aumentar a evaporação dos líquidos dos olhos e causar a doença.

• No Brasil, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a doença.

Serviço

A APÓS existe desde 2004 para oferecer apoio, educação e informação a todos os familiares e pacientes com Olho Seco. É uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos e independente. Funciona à Rua Tamandaré, 693, 1º andar - Liberdade, São Paulo, telefone (11) 3208-8727, e-mail apos@apos.org.br e site www.apos.org.br

Fonte: Assessoria APOS



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.