Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








6 usuário(s) online



Busca  
Login  






8/9/2009
Pesquisadores usam células-tronco em tratamento para retina

Pesquisadores usam células epiteliais para produzir células-tronco para desenvolver células retinianas

Pesquisadores da University of Wisconsin-Madison School of Medicine and Public Health, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de desenvolver células retinianas em laboratório, a partir de um mecanismo para substituir células que foram danificadas por doenças.

Células epiteliais foram utilizadas para criar uma linha de células-tronco, pluripotentes, para servir de base para a equipe de pesquisadores produzirem uma variedade de células retinianas humanas. Originalmente a equipe pesquisou sobre o uso de células-tronco embrionárias, mas depois trocou por células-tronco pluripotentes. Ambas mostraram potencial similar em produzir células específicas.

Além do aumento da habilidade de reparar células, esta pesquisa também revelou um novo caminho para o desenvolvimento dos estudos da retina em laboratório. Este processo pode ser utilizado, por exemplo, para produzir células-tronco pluripotentes de uma linha de células epiteliais coletadas de um paciente com retinose pigmentar. As células retinianas produzidas podem então ser utilizadas nas pesquisas de desenvolvimento de medicamentos e tratamentos.

"Esta é uma das mais abrangentes demonstrações do sistema de células para servirem de base para estudar os eventos chave que conduzem a geração de células neurais específicas”, afirma Jason Meyer, PhD, pesquisador que comanda o time de cientistas com David Gamm, MD, PhD. "Isto pode servir como um fundamento para liberar os mecanismos de produção de células retinianas humanas”, completa.

Fonte: Portal OSN



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
07/10/09 - 64% dos cegos do mundo são mulheres
07/10/09 - Diagnóstico precoce é essencial para evitar as doenças da visão
06/10/09 - Lentes de contato: mitos e descuidos que valem os olhos da cara
05/10/09 - Exercício físico é benéfico para pessoas com glaucoma
02/10/09 - Macacos daltônicos voltam a perceber as cores em tratamento


As opiniões expressas no texto acima são de responsabilidade exclusiva dos seus autores.