Início Conselho Brasileiro de Oftalmologia








6 usuário(s) online



Busca  
Login  






16/10/2008
Raios UltraVioleta (UV) x Saúde Visual

Programas de conscientização a respeito dos efeitos da radiação solar nos olhos são essenciais para a Saúde Visual

De forma geral, a população ainda tem pouco conhecimento sobre os males que os raios UV podem causar aos olhos, embora conheça seus efeitos sobre a pele. Especialmente se refletida na areia ou pavimentação, a exposição em excesso à radiação UV pode produzir queimadura na superfície do olho (córnea e conjuntiva). Quando prolongada pode ainda prejudicar as estruturas internas (cristalino e retina), provocando catarata - distúrbio ocular que atinge quase 1% da população brasileira acima de 50 anos - e outras doenças visuais como pterígio, pinguécula e ceratite actínica.
De acordo com o professor de engenharia ambiental da UNIFEI Marcelo Corrêa, “o grande problema que vemos no Brasil é a falta de conscientização da população em relação à proteção em si e a como realmente estar protegido”. O papel do oftalmologista é, então, fundamental na educação e orientação do paciente.
Para proteger os olhos contra a nociva radiação UV, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda o uso de óculos escuros com lentes dotadas de bloqueio dos raios ultravioleta, preferencialmente com contornos que impeçam a passagem dos mesmos pelas laterais. Quando o modelo não oferece cobertura completa da área ao redor dos olhos, não há proteção contra a luz direta ou refletida que penetra pelos lados, por cima e por baixo dos óculos – o chamado Efeito Foco de Luz Periférica.
As lentes de contato com proteção contra os raios ultravioleta A e B quando usadas em conjunto com os óculos escuros elevam o grau de proteção dos olhos, cobrindo a zona central dos mesmos. Isso significa que as lentes de contato com esta característica oferecem a única proteção disponível em situações nas quais se esquece dos óculos de sol ou ainda naquelas em que o uso desse acessório é desconfortável, como por exemplo, na prática do surfe ou de esportes de contato.
O oftalmologista e professor da Unicamp, Dr. Carlos Arieta, explica que o filtro UV é um diferencial no mercado de lentes de contato que deveria ser considerado pelos oftalmologistas na adaptação das lentes de contato. “Existindo lentes com proteção UV no mercado a adaptação destas mostra uma boa prática de prevenção de problemas causados pelos raios UV”, explica.

Pioneiras neste mercado, lançadas nos EUA no final da década de 80, as lentes Johnson & Johnson com proteção UV levam a marca ACUVUE®. O mais recente lançamento da marca, a ACUVUE® ADVANCE™ com HYDRACLEAR™ chega a bloquear 93.3% dos raios UVA e 99.8% dos raios UVB – são as lentes que possuem a maior proteção do mercado.
Os padrões da ANSI (American National Standards Institute) e da ISO (International Standardization Organization) classificam a proteção UV em lentes de contato em dois grupos, com base na capacidade de absorção das lentes e de sua espessura mínima. Protetores UV Classe 2 devem absorver no mínimo 70% de radiação UVA e mais de 95% de UVB. Protetores UV Classe 1 devem absorver no mínimo 90% de radiação UVA e no mínimo 99% de UVB. Somente produtos que satisfazem a essas exigências podem dizer que têm proteção UV.

“A Johnson & Johnson acredita no papel, hoje fundamental, dos médicos no sentido da orientação dos pacientes, busca apoiar o trabalho de conscientização sobre os malefícios dos raios UV e gera soluções que possam beneficiar a população dando suporte à comunidade médica”, afirma Patrícia Holland, Gerente Geral da Johnson & Johnson Vision Care no Brasil.

Todas as lentes de contato da família ACUVUE® possuem proteção UV efetiva e, dentre seus produtos, ACUVUE® ADVANCE® com HYDRACLEAR™, é a única que alcança o status de Classe I no mercado.

Nota: Embora as lentes de contato que possuem proteção contra os raios UV ofereçam um importante adicional para a saúde dos olhos, elas não substituem óculos de sol com proteção UV, pois não cobrem completamente o olho ou as áreas ao redor dos olhos.

A Jonhson & Johnson Vision Care é a divisão da Johnson & Johnson responsável por comercializar as lentes de contato da marca ACUVUE® no Brasil. Os produtos da marca são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, trazendo para o mercado inovação e grande qualidade em lentes de contato, visando oferecer o que há de melhor para os profissionais da saúde visual.

Fonte: Equipe Andreoli



           


<< Anterior Índice Próximo >>


Mais Recentes:
16/11/08 - 11 verdades médicas que até parecem mentira
16/11/08 - Doenças da esclera
16/11/08 - O que é Calázio
16/11/08 - O que é blefarite
16/11/08 - Tudo Sobre Cães Guias de Cegos (CG) - O Homem e o Cão